quinta-feira, 26 de julho de 2007

Status de cantor-compositor é posto em dúvida após acusações


De todos os nomes da música, Chantal Kreviazuk pode ser o que tem menos chances de ganhar uma manchete. Embora tenha recentemente lançado seu próprio disco, a compositora costuma ficar nos bastidores, compondo hits com artistas como Kelly Clarkson, Gwen Stefani e Avril Lavigne.

No entanto, no início deste mês, Kreviazuk sacudiu o mundo da música pop sugerindo que Lavigne seria apenas uma colaboradora pro forma. Apesar de ela ter rapidamente voltado atrás em seus comentários e algumas pessoas terem defendido Lavigne, o estardalhaço trouxe à tona uma fraude constante que se tornou mais predominante do que nunca: "cantores-compositores" muito menos dedicados à composição de músicas do que seus assessores de imprensa fazem o público acreditar.

"É uma loucura!", indignou-se a compositora e vencedora do Grammy, Diane Warren, que já compôs para artistas como Whitney Houston, Celine Dion e Mary J. Blige. "Como alguém pode deitar a cabeça no travesseiro tranqüilamente sabendo que não fez uma coisa, mas que seu nome consta como autor desse material? É por dinheiro? É por prestígio? É uma mentira".

Em se tratando de indústria da música, dinheiro sem dúvida é um fator, já que os compositores de hits podem, em longo prazo, ganhar mais do que o intérprete. Contudo, os cantores de hoje também exigem créditos pela composição porque isso lhes valoriza mais, fazendo com que sejam "os verdadeiros artistas" comparados com outros que não escrevem nem uma nota sequer.

"É uma prática que vem acontecendo, mas agora é realmente recorrente", afirma o compositor Adonis Shropshire, que ajudou a criar o sucesso "My Boo" para Alicia Keys e Usher, e já trabalhou com Chris Brown, Ciara, entre outros.

Shropshire conta que muitos artistas só aceitam trabalhar com compositores em um disco em troca de créditos pela composição, e "se eles de fato compõem, eles exigem mais créditos do que de fato mereceriam... é assim que funciona".

Esse costume se repete há décadas. O agente de Elvis Presley, Tom Parker, mexeu os pauzinhos para que o rei do rock recebesse créditos pela composição dos primeiros sucessos como "Love me tender", ainda que ele jamais tenha escrito uma linha. James Brown foi processado por um parceiro por causa de créditos de músicas.

De fato, o talento de compositora de Lavigne foi bem elogiado desde quando ela estourou ainda adolescente com o sucesso "Complicated". Mas são antigas as especulações sobre até que ponto ela teria contribuído para a música.

Em seu primeiro disco, Lavigne trabalhou com o trio de compositores The Matrix, mas os dispensou no segundo disco quando sentiu que eles estavam recebendo crédito demais pelas músicas. "Sou uma compositora e não vou aceitar que pessoas tentem tirar isso de mim, e quem o fizer é ignorante e não sabe do que está falando", declarou a cantora em tom desafiador para a Associated Press em 2004.

Ela se associou a Kreviazuk no segundo disco e ambas se tornaram amigas. Kreviazuk enalteceu sua habilidade como compositora em uma entrevista à AP, também em 2004 – o que tornou os comentários de Kreviazuk para a "Performing Songwriting Magazine" ainda mais curiosos.

"Como assim, Avril compositora? A Avril, na verdade, não senta e escreve canções sozinha, nem faz nada parecido. A Avril também ultrapassa a linha ética e ninguém fala nada", declarou Kreviazuk – que não participou do mais recente disco de Lavigne – para a revista, posteriormente retirando sua declaração. Os Matrix mais tarde defenderam a integridade de compositora de Lavigne.


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