quarta-feira, 18 de julho de 2007

Filarmônica de Nova York escolhe diretor jovem

A Orquestra Filarmônica de Nova York anunciou nesta quarta-feira que a partir de 2009 será dirigida por Alan Gilbert, um americano de 40 anos, o que marcará uma mudança de geração já realizada por outras grandes orquestras do mundo.

"Estamos emocionados com a escolha", disse o presidente da instituição Paul Guenther, ao anunciar à imprensa a nomeação que pôs fim a meses de especulações. "É um membro muito respeitado da família da Filarmônica e um grande nova-iorquino. Terá um futuro brilhante".

Filho de violinistas da orquestra, Gilbert sucederá no cargo o americano Lorin Maazel, 77, que desde 2002 dirige essa formação, e cujo contrato termina em duas temporadas. Maazel havia substituído o alemão Kurt Masur, outro consagrado que se aposentou após completar 74 anos.

"Isto é muito mais que um sonho tornado realidade", disse Gilbert. "É a realização de algo com que nunca tinha ousado sonhar".

A aposta em um artista jovem segue a tendência marcada por outra grande orquesta dos Estados Unidos, a Filarmônica de Los Angeles, que acaba de nomear como diretor o venezuelano Gustavo Dudamel, de 26 anos.

Nenhum comentário:

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru