Em exposição promovida pela galeria Steven Kasher, de Manhattan, Reed mostra 80 fotos, antigas e atuais, retiradas do arquivo da agência "Magnum".
Intitulada "New York Genius", a mostra é parte de uma série de eventos que comemoram o 60º aniversário do espaço de exposição, além da primeira em que o ex-líder do Velvet Underground assume o papel de curador.
"Como Nova York é o centro do meu universo, é uma honra poder selecionar estas fotografias feitas por inúmeros e extraordinários talentos criativos que continuam fazendo esta cidade ser tão vibrante", disse Reed, de 64 anos, por ocasião da abertura da mostra.
Como fotógrafo e também como alvo dos flashes, o cantor americano pôde sabe como é estar na frente e por trás das câmeras, o que torna sua seleção mais completa e rica.
As fotos refletem a paixão de Reed por sua cidade natal, Nova York. Nelas estão retratadas as figuras - músicos, dançarinos, pintores, atores, escritores - que de certa maneira deram um ar sublime à metrópole.
O artista multimídia Sammy Davis Jr., a imponente cantora de jazz Billie Holiday, o "padrinho do soul" e precursor do funk James Brown e o respeitado trompetista Miles Davis estão entre os protagonistas das fotos escolhidas por Reed.
Seu amigo e padrinho do Velvet Underground, Andy Warhol, também não foi esquecido. O precursor da pop art está presente em várias fotos, entre elas uma de 1968, tirada por Bob Adelman, na qual aparece junto ao ator Kevin McCarthy e à escultora venezuelana Marisol.
Outros retratados são o influente trompetista e cantor de jazz Louis Armstrong, a atriz Marilyn Monroe, o arquiteto Frank Lloyd Wright e o pugilista tricampeão do mundo na categoria peso pesado Muhammad Ali.
Susan Sontag, que com Reed fez parte da série de cinema experimental "Screen tests" realizada por Warhol em meados dos anos 60, também foi uma das selecionadas, junto com outras figuras notáveis, como o compositor russo Igor Stravinsky, um dos mais importantes do século XX.
A lista é longa e ainda inclui o compositor, diretor de orquestra e pianista americano Leonard Bernstein, o artista plástico Robert Rauschenberg e Ella Fitzgerald, uma das cantoras de jazz mais célebres do século XX.
Por outro lado, o "fotógrafo" Reed também foi notícia por sua série "New York", na qual enfoca sua particular visão da cidade, a qual inspirou a maior parte de suas canções.
A mostra ficará aberta ao público até o começo de setembro no Museu Andy Warhol, em Pittsburgh.
A idolatria do precursor do punk e do "glam rock" pelo mundo da fotografia começou nos anos 70, "quando percorria o mundo vendo coisas que a maioria das pessoas jamais conseguirão ver".
Suas influências fotográficas apontam diretamente para Andy Warhol, Billy Linich e Wim Wenders, segundo reconheceu o próprio cantor, o primeiro a "arranhar" os sons alternativos do rock, e também conhecido por suas colaborações com a "Fábrica", de Andy Warhol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário